sábado, 29 de março de 2014

As palavras de um homem sábio sobre a vida na terra

Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.
Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida!
Mas isso também se revelou inútil.
Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.
Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria.
Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.
Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.
Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.
Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.
Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.
Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias.
Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.
Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim.
Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração.
Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.
Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.

O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço?
Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.
Ele fez tudo apropriado a seu tempo.
Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade;
mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.
O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai.
De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo.
Como o homem vem, assim ele vai, e o que obtém, de todo o seu esforço em busca do vento?
Passa toda a sua vida nas trevas, com grande frustração, doença e amargura.
Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente;
quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos.
Isso também não faz sentido.
O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito.
Mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranqüilidade para dormir.
Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.

Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido!
O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
os velozes nem sempre vencem a corrida;
os fortes nem sempre triunfam na guerra;
os sábios nem sempre têm comida;
os prudentes nem sempre são ricos;
os instruídos nem sempre têm prestígio;
pois o tempo e o acaso afetam a todos.
Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora.
Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles.

Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus.
Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco.
Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.
Todo o esforço do homem é feito para a sua boca, contudo, o seu apetite jamais se satisfaz.
Quanto mais palavras, mais tolices, e sem nenhum proveito.
Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.
Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.
Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles".

Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol.
Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não o encontrará.
O sábio pode até afirmar que entende, mas, na realidade não o consegue encontrar.
Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.

Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão:
Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem!

Rei Salomão, filho de Davi


Eu poderia comentar outras dezenas de linhas sobre estes versos de Salomão, mas quem sou eu para tentar dar mais sentido as palavras do homem mais sábio que essa terra já teve. Acredito que cada um no seu íntimo vai compreender o texto de uma forma, e, refletir sobre quando dizemos que a palavra de Deus é viva e eficaz!

Quem quiser ler o texo completo, Eclesiastes.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário